Percurso 1: Chaves Trail - Brunheiro - 12,6Km +1000m

Percurso de trail com quase treze quilómetros de distância e um acumulado de cerca de mil metros.

O percurso inicia e finaliza no Largo Central de Vilar de Nantes, percorrendo paisagens deslumbrantes da serra do Brunheiro, tendo sempre como pano de fundo a lindíssima cidade de Chaves.Passa por lugares tais como: o marco geodésico BRUNHEIRO a 920 metros de altitude, junto ao posto de vigia, a subida dos Mouros, a Capela de Nossa Senhora da Esperança, local também conhecido por Cruz da Bandeira e o trilho que acompanha os postes de alta tensão.

Trata-se de um percurso com algum grau de dificuldade, pelo que se aconselha a ter algumas precauções, nomeadamente: fazê-lo acompanhado, levar agua, manta térmica, apito e telemóvel. Acima de tudo, faça-o com segurança cumprindo sempre as normas da DGS e a legislação em vigor.

Bons treinos, divirtam-se!!!

Percurso 2: Chaves Trail - Brunheiro - 15,6Km +650m

Percurso de trail com quase treze quilómetros de distância e um acumulado de quase 700 metros. O percurso inicia e finaliza no Largo de São Roque, em frente à Junta de Freguesia da Madalena, segue junto à Ribeira do Caneiro, sobe a Quinta do Germano até chegar à Ribeira das Avelãs, onde pode desfrutar dos deslumbrantes passadiços dos Moinhos de São Lourenço, chegado ao Brunheiro, aproveite o seu encanto, fique a conhecer a Capela de Nossa Senhora da Esperança, local também conhecido por Cruz da Bandeira e a aldeia de Vilar de Nantes.Trata-se de um percurso com um grau de dificuldade reduzido, no entanto, é aconselhável ter algumas precauções, nomeadamente: fazê-lo acompanhado, levar agua, manta térmica, apito e telemóvel. Acima de tudo, faça-o com segurança cumprindo sempre as normas da DGS e a legislação em vigor.

Bons treinos, divirtam-se!!!

Percurso 3: Chaves Trail - Brunheiro - 20Km +900m

Percurso de trail com pouco mais de 20 quilómetros de distância e um acumulado de quase 1000 metros. O percurso inicia e finaliza no Largo de São Roque, em frente à Junta de Freguesia da Madalena, segue junto à Ribeira do Caneiro, sobe a Quinta do Germano até chegar à capela de Nossa Senhora dos Aflitos, continua pela Calçada Romana até ao Miradouro de S. Lourenço, a partir do qual se poderá maravilhar com as vistas sobre a lindíssima cidade de Chaves. Vá em direção à Ribeira de Sampaio, e acompanhe o seu percurso durante algum tempo, aproveitando a frescura da vegetação que a rodeia para ver as ruínas do moinho que lá se encontra. Chegado à aldeia de Cela, dirige-se em direção ao encanto da Serra do Brunheiro, onde terá a oportunidade de percorrer magníficos caminhos e carreiros, até chegar ao seu ponto mais alto, o marco geodésico BRUNHEIRO, a 920 metros de altitude, no regresso fique a conhecer a Capela de Nossa Senhora da Esperança, local também conhecido por Cruz da Bandeira e a aldeia de Vilar de Nantes, sobejamente conhecida pela sua olaria de barro preto e pelo roteiro camoniano, pois diz-se que foi nesta pitoresca aldeia transmontana que nasceu o nosso famoso poeta Luís de Camões. Trata-se de um percurso com um grau de dificuldade médio, pelo que, é aconselhável ter algumas precauções, nomeadamente: fazê-lo acompanhado, levar agua, manta térmica, apito e telemóvel. Acima de tudo, faça-o com segurança cumprindo sempre as normas da DGS e a legislação em vigor.

Bons treinos, divirtam-se!!!

Percurso 4: Chaves Trail - Brunheiro - 25Km +1000m

Percurso de trail com pouco mais de 25 quilómetros de distância e um acumulado de cerca 1000 metros. O percurso inicia e finaliza no Largo de São Roque, em frente à Junta de Freguesia da Madalena, segue ao longo do percurso pedonal que acompanha o rio Tâmega até Outeiro de Jusão, aí atravessa a N2 e continua até à aldeia de Samaiões, onde terá a oportunidade de subir a rua do Pilar em direção ao Santuário de Nossa Senhora dos Aflitos, trata-se de um escadario ladeado pelas cruzes da Via Sacra, com cerca de 200m. depois de contemplar as vistas e o Santuário, continua em direção Sesmil, uma pequena aldeia que se vai desenvolvendo ao longo da sua rua principal, nela pode contemplar construções tipicamente rurais de pedra de granito. Segue em direção a Peto Lagarelhos, atravessa a estrada R314 e entra no encanto da Serra do Brunheiro, onde terá a oportunidade de percorrer magníficos caminhos e carreiros, até chegar à Capela de Nossa Senhora da Esperança, local também conhecido por Cruz da Bandeira e a aldeia de Vilar de Nantes, sobejamente conhecida pela sua olaria de barro preto e pelo roteiro camoniano, pois diz-se que foi nesta pitoresca aldeia transmontana que nasceu o nosso famoso poeta Luís de Camões. Trata-se de um percurso com um grau de dificuldade médio, pelo que, é aconselhável ter algumas precauções, nomeadamente: fazê-lo acompanhado, levar agua, manta térmica, apito e telemóvel. Acima de tudo, faça-o com segurança cumprindo sempre as normas da DGS e a legislação em vigor.

Bons treinos, divirtam-se!!!

Percurso 5: Chaves Trail - Brunheiro - 12,5Km +1000m

Percurso de trail com pouco mais de 12 quilómetros de distância e um acumulado de cerca 1000 metros. O percurso inicia e finaliza no Largo Central de Vilar de Nantes, percorrendo paisagens deslumbrantes da serra do Brunheiro, tendo sempre como pano de fundo a lindíssima cidade de Chaves (imagem ao centro daparte superior da fotografia ao lado). A aldeia de Vilar de Nantes, sobejamente conhecida pela sua olaria de barro preto e pelo roteiro camoniano, tem um magnífico aqueduto como se pode constatar na fotografia ao lado, que vale a pena visitar. O percurso passa ainda por lugares como: o marco geodésico BRUNHEIRO e posto de vigia a 920 metros de altitude (canto superior esquerdo da fotografia ao lado), a subida dos Mouros, a Capela de Nossa Senhora da Esperança e o trilho dos postes de alta tensão. Trata-se de um percurso com um grau de dificuldade médio, pelo que, é aconselhável ter algumas precauções, nomeadamente: fazê-lo acompanhado, levar agua, manta térmica, apito e telemóvel. Acima de tudo, faça-o com segurança cumprindo sempre as normas da DGS e a legislação em vigor. Bons treinos, divirtam-se!!!

 

 

 

Percurso 6: Chaves Trail - Brunheiro - 13Km +1000m

Percurso de trail com quase 13 quilómetros de distância e um acumulado de cerca 1000 metros. O percurso inicia e finaliza no Largo Central de Vilar de Nantes, aldeia sobejamente conhecida pela sua olaria de barro preto, pelo roteiro camoniano, e pelo esplendoroso aqueduto. O percurso percorre paisagens deslumbrantes da serra do Brunheiro, tendo sempre como pano de fundo a lindíssima cidade de Chaves e passa em locais como sejam, o marco geodésico BRUNHEIRO e posto de vigia a 920 metros de altitude. Trata-se de um percurso com um grau de dificuldade médio, pelo que, é aconselhável ter algumas precauções, nomeadamente: fazê-lo acompanhado, mantendo o distanciamento recomendado, levar agua, manta térmica, apito e telemóvel. 

Mas, acima de tudo, faça-o com segurança cumprindo sempre as normas da DGS e a legislação em vigor. 

Bons treinos, divirtam-se!!!

Percurso 7: Chaves Trail - Brunheiro - Curto (9Km +700m) Longo (12,5Km +1000)