Chaves Trail 2020

“CHAVES TRAIL” é uma prova de Trail Running que percorre trilhos e caminhos rurais do concelho de Chaves, desenvolvendo-se maioritariamente na serra do Brunheiro, tendo como ponto de partida e chegada no jardim público de Chaves. A prova tem lugar a 14 de junho de 2020 e será constituída por três percursos: 

Trail Longo com a distância aproximada de 27km

Trail Curto com a distância aproximada de 17km

Caminhada/mini-trail com a distância aproximada de 10km

Regulamento:

1. Apresentação da prova / Organização
“CHAVES TRAIL”, prova organizada pelo Chaves Running Team – Associação Desportiva Dragões de Chaves, com subtítulo “Se tiveres oportunidade, testa-nos”, é uma prova de Trail Running que percorre trilhos e caminhos rurais do concelho de Chaves, desenvolvendo-se maioritariamente na serra do Brunheiro, tendo como ponto de partida e chegada no jardim público de Chaves. A prova tem lugar a 14 de junho de 2020 e será constituída por três percursos:
Trail Longo com a distância aproximada de 27km, 1400m de desnível positivo e 1400 m de desnível negativo.
Trail Curto com a distância aproximada de 18km, de desnível positivo 824m e 824m de desnível negativo.
Caminhada/mini-trail com a distância aproximada de 10km, com 223m de desnível positivo e 223m de desnível negativo. (A organização poderão proceder a ligeiros ajustes ao desnível e distâncias).
A associação contam com o apoio do Município de Chaves e da União de Freguesias de Madalena e Samaiões.

2. Condições de participação
2.1.Idade de participação nas diferentes provas
O Trail Longo, Trail Curto a maiores de idade (18 anos), Mini-Trail estão abertos a maiores de idade (16 anos) e a Caminhada é aberta a menores desde que acompanhados por uma pessoa maior de idade.


2.2. Inscrição regularizada
A inscrição será feita através de plataforma online, no seguinte endereço: https://www.prozis.com/pt/p /evento/chaves-trail-2020. Aquando do levantamento do dorsal é necessário levar documento de identificação referente à inscrição.


2.3. Condições físicas
Para participar é indispensável:

  •  Estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos e do desnível positivo e negativo das mesmas e de se encontrar adequadamente preparado física e mentalmente
  • De ter adquirido, antes do evento, capacidades reais de autonomia em montanha que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de provas.
  • Conseguir enfrentar, sem ajuda externa, condições ambientais e climatéricas adversas tais como calor, nevoeiro e chuva.
  • Saber gerir os problemas físicos e mentais decorrentes de fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e articulares, pequenas lesões, etc.
  • Estar consciente que o trabalho da organização não é o de ajudar o corredor a gerir os seus problemas.


2.4. Definição possibilidade de ajuda externa
Aos participantes é possível assistência pessoal, dada apenas por uma pessoa e somente autorizada nos 100 metros que antecedem a entrada e saída nos postos de controlo/abastecimento, desde que não interfira com os outros participantes.

2.5. Colocação dorsal e chip para cronometragem
O dorsal do atleta é pessoal e intransmissível e deve ser usado de forma bem visível e de preferência à altura do peito. Está proibida qualquer alteração na colocação do dorsal sob pena de desclassificação, nomeadamente a colocação do dorsal na mochila.

2.6. Regras de conduta desportiva
O comportamento inadequado ou o recurso de linguagem ofensiva, como recurso a agressão verbal ou de qualquer espécie, em todas as modalidades, serão alvo de advertência, expulsão ou desqualificação.

3. Características da Prova
3.1. Programa/Horário
O “CHAVES TRAIL” realiza-se a 14 de Junho de 2020
Programa e Horários completos – a definir.

3.2. Distância / Perfil Altimétrico
O Trail Longo terá a distância aproximada de 27km, 1400m de desnível positivo e 1400 m de desnível negativo. Está avaliado como Trail Longo / Grau 2 pelos critérios ATRP de categorização do grau de dificuldade.

O Trail Curto terá a distância aproximada de 18km, de desnível positivo 824m e 824m de desnível negativo. Está avaliado como Trail Curto / Grau 2 pelos critérios ATRP de categorização do grau de dificuldade.

A Caminhada/Mini-trail terá uma distância aproximada de 10km, com 223m de desnível positivo e 223m de desnível negativo e não terá classificações nem controlo de tempos.

3.3. Tempo Limite / Barreira horária
Os atletas inscritos nos 27K podem fazer a totalidade do percurso a correr ou a caminhar desde que não ultrapassem o tempo limite que será de 6:00 horas. Os atletas inscritos nos 17K podem fazer a totalidade do percurso a correr ou a caminhar desde que não ultrapassem o tempo limite que será de 3:30 horas. Os atletas inscritos nos 10K podem fazer a totalidade do percurso a correr ou a caminhar desde que não ultrapassem o tempo limite que será de 3:00 horas. Ultrapassando o tempo de passagem limite, os atletas deverão chegar ao PC mais próximo e aguardar as instruções dos voluntários. Se um atleta decidir continuar à sua própria responsabilidade, pois nem a organização nem os serviços de assistência podem garantir a sua segurança, podendo os “corredores vassouras” levantarem as fitas de marcação do percurso após o tempo limite. Se a organização entender retirar um atleta da prova devido ao seu estado de saúde este assim o deve fazer, de modo a garantir o seu bem-estar.

3.4. Metodologia de controlo de tempos
Controlo com recurso a chip.

3.5. Postos de controlo
Existirá pontos de controlo de Surpresa ao longo do percurso.

3.6. Locais de abastecimento 

3.7. Material recomendado e obrigatório
Por questões de consciência ambiental, a organização não cederá copos durante os
abastecimentos, pelo que será FUNDAMENTAL que cada atleta se faça acompanhar de
Reservatório para líquidos / copo.

Material Obrigatório
Trail Longo e Trail Curto: Dorsal, Manta de sobrevivência, Apito, Telemóvel com bateria carregada, copo ou garrafa/Camelbeck.
Todos os participantes nas provas deverão ter em atenção que, pela dureza da prova e dificuldades acrescidas pelas condições atmosféricas que se poderão verificar, é fortemente recomendado que se façam acompanhar de outro material que achem necessário no dia do Evento.

3.8. Informação sobre passagem de locais com tráfego rodoviário
Como será impossível realizar corte de tráfego rodoviário em todas as passagens, os participantes devem cumprir as regras de trânsito na cidade, caminhos e estradas de uso público, devendo ainda respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.

3.9. Penalizações / desclassificações

Será penalizado ou desclassificado todo aquele que:
a) Não complete a totalidade do percurso (desclassificado);
b) Deteriore ou suje o meio por onde passe (desclassificado);
c) Não leve o dorsal bem visível (penalização);
d) Alteração do dorsal (desclassificado);
e) Ignore as indicações da organização (penalização);
f) Tenha alguma conduta antidesportiva (desclassificado);
g) Não passe nos postos de controlo (desclassificado);

3.10. Seguro desportivo
Todos os atletas estão assegurados por seguro desportivo, VICTORIA – Seguros, SA, de acordo com a lei em vigor.

4. Inscrições
4.1. Processo de inscrição
As inscrições terão que ser efectuadas online, através da plataforma prozis em https://www.prozis.com/pt/pt/evento/chaves-trail-2020.

4.2. Valores e períodos de inscrição
Período Promocional
14 Fevereiro dia dos Namorados. Na compra de uma inscrição (valor inicial) oferta de mais uma.

4.2.1 Lotação
Total das provas de Trail – 600 vagas
Caminhada – 300 vagas

4.3. Condições de devolução do valor de inscrição

Em momento nenhum o valor da inscrição será devolvido caso o atleta desista da prova, a qualquer tempo. Em caso de desistência, somente serão permitidas as transferências de inscrição para outro atleta, que devem ser efetuadas no prazo máximo de 15 dias, antes do evento, com um custo associado de 3€ de antecedência à realização da prova. Outros motivos poderão ser válidos após análise individual dos casos/motivos.

4.4. Material incluído com a inscrição

Trail Longo, Trail Curto e Mini-Trail

  • Dorsal;
  • Chip;
  • Seguro de acidentes pessoais;
  • Abastecimentos;
  • Prémio Finisher;
  • Abastecimento Final;
  • Banhos;
  • Outros brindes que a organização consiga angariar.

Caminhada

  • Lembrança Finisher;
  • Seguro de acidentes pessoais;
  • Abastecimento Final;
  • Banhos;
  • Outros brindes que a organização consiga angariar.

4.5. Secretariado da prova/horários e local
Dias 13 Junho: das 10:00 às 20:30 – no antigo Salão Chaves Social, rua São Joao de Deus, junto a Igreja da Freguesia da Madalena.
Dia 14 de Junho: das 7:30 às 9:20 – no antigo Salão Chaves Social, rua São Joao de Deus, Junto a Igreja da Freguesia da Madalena.

4.6 . Horas de partida
Trail longo tem hora de partida ás 9h
Trail Curto tem hora de partida 9h30
Caminhada tem hora de partidas 9h30

5. Categorias e Prémios
5.1. Definição data, local e hora de entrega de prémios

Os prémios serão entregues no dia 14 de junho de 2020, junto á meta no Jardim Publico, com horário previsto para as 16:00.

5.2. Definição das categorias etárias / sexo / individuais e equipas de acordo com o definido pela ATRP.

Os prémios por equipas não haverá escalões, nem género, sendo considerada “equipa” o conjunto dos 3 primeiros elementos dessa mesma equipa a cortar a linha de meta. Para a classificação por equipa a organização considera os nomes de equipa exatamente iguais e com
o mínimo de 5 participantes finalistas.
Por escalão (Masculino/Feminino) ou equipa só haverá direito a prémios para:
 Os 1.°, 2.° e 3.° classificados se houver pelo menos quatro atletas/equipas a finalizar a respetiva prova.

 Os 1.° e 2.° classificados se houver pelo menos três atletas a finalizar a respetiva prova;

 O 1.° classificado se houver pelo menos dois atletas a finalizar a respetiva prova;

5.3. Prazos para reclamação de classificações
Todas as reclamações devem ser feitas até às 48h seguintes ao dia da prova.

6. Informações
6.1. Como chegar
Toda a informação brevemente nas páginas da internet e das redes sociais da organização

6.2. Onde ficar
Toda a informação brevemente nas páginas da internet e das redes sociais da organização

7. Marcação e controlos
O percurso estará marcado com fitas sinalizadoras e placas / setas, sendo obrigatória a passagem pelos controlos estabelecidos.

8. Responsabilidade ambiental
O atleta é o único responsável pelo transporte de todos os invólucros e resíduos naturais (mesmo que biodegradáveis), ou não naturais, provenientes de géis, barras e/ou outros. Deverá depositar os resíduos no abastecimento mais próximo, ou transportá-lo até à linha da meta.


9. Apoio e emergência
Haverá equipas de apoio, socorro e emergência para prestar os cuidados aos participantes que deles necessitem. Em linha com os princípios fundamentais da modalidade, os participantes ficam obrigados a auxiliar os acidentados até à chegada da equipa de emergência.

10. Direitos de imagem
A inscrição na prova, implica a aceitação do presente regulamento implica, obrigatoriamente, que o participante autoriza aos organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe também a sua concordância para que a organização possa utilizar a imagem do atleta para a promoção e difusão da prova em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos à sua exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do atleta, a receber qualquer compensação económica.


11. Proteção de dados
Os dados dos atletas indicados no formulário de inscrição serão registados pela entidade organizadora para efeitos de processamento no evento, sendo publicados nomeadamente na lista de inscritos e transmitidos à equipa de cronometragem da prova. Os dados serão também registados para divulgação futura de eventos do Clube Chaves Running Tem. Todos os participantes podem exercer o seu direito de acesso, retificação ou anulação dos seus dados pessoais, enviando um e-mail para chavestrail@gmail.com.

12. Casos omissos
Os casos omissos deste regulamento, serão resolvidos pela Organização, de cujas decisões não haverá recurso.

13. Diversos
A organização reserva-se o direito a realizar as modificações que considere necessárias dependendo das diferentes condições encontradas no dia do evento, assim como à suspensão da prova se as condições não permitirem o seu desenvolvimento em segurança.
Este regulamento poderá ainda será alterado de modo a que fique mais completa a informação